O Sentido da Vida 

“…De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, por que o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo…” (Confia Sempre – Meimei)

Viktor Emil Frankl (Viena, 26 de março de 1905 — Viena, 2 de setembro de 1997) foi um médico psiquiatra austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência.

No seu livro A Busca do Homem por Sentido (publicado pela primeira vez em 1946), Frankl relata suas experiências como interno de campo de concentração, descrevendo seu método psicoterapêutico para encontrar sentido em todas as formas de existência (mesmo as mais sórdidas) e, daí, uma razão para continuar vivendo. Em suas próprias palavras “O homem, por força de sua dimensão espiritual, pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada.”

Dos inúmeros ensinamentos deixados por Frankl – podemos citar alguns:  A importância de escolher;  A vida tem significado em quaisquer circunstâncias; Suas ações diárias o tornam a melhor versão de si mesmo; Pense no porquê e por quem vale a pena viver;  A adversidade e o sofrimento existem; Ninguém é indispensável, mas todos nós somos insubstituíveis; Descubra o sentido da sua vida.

Todos nós passamos por inúmeras adversidades em nossas vidas – em diversos gêneros. E nossa liberdade de escolher nosso destino, é algo que precisamos aprender e desenvolver. Não deixando o outro decidir por nós.

A vida é muito valiosa e necessitamos lutar e nos esforçarmos todos os dias para buscarmos um sentido e significado para permanecermos confiantes em nós mesmos e em Deus – diante de tantas situações contrarias que nos ocorrem.

Os problemas vivenciados e vencidos nos fazem mais fortes e felizes diante da vida.

Viver é uma benção e dadiva Divina em nossas vidas. Que possamos ser sempre gratos e ativos no Bem.

Comentários

comentários