História do Reiki

O Reiki é um método de cura muito antigo, datando de cerca de 2500 anos atrás, e que foi redescoberto no século 19 por Mikao Usui, também respeitosamente conhecido por Sensei Usui. Dr. Mikao Usui nasceu no Japão em 15 de Agosto de 1865, em Tanai, no Japão. Cresceu ouvindo histórias de Buda e quando jovem frequentou uma escola de budismo Tendai, perto do Monte Kurama, uma montanha sagrada ao norte de Quioto.

Dr. Usui tinha um interesse especial nas histórias de Buda e na sua capacidade de ajudar aos outros, feitos atingidos após alcançar a iluminação. Dr. Usui também observou como as histórias de cura e dos milagres de Jesus relatados utilizavam a simples imposição das mãos: “Sanem os que estiverem doentes” – dizia Jesus aos apóstolos.

Determinado a encontrar respostas e conhecimentos, Mikao Usui viajou pelo Japão visitando os templos budistas e formulando perguntas. Conseguiu autorização para ver antigas escrituras e documentos e para ler os livros sagrados aprendeu chinês e sânscrito. Seu objetivo era encontrar uma forma de curar fisicamente, além de espiritualmente, ou seja, uma forma de reproduzir os feitos relatados ao longo da história por pessoas iluminadas, como Buda.

Os documentos encontrados no entanto retratavam muitas formas de encontrar a iluminação espiritual, porém a cura física não constava mais nos registros, tendo sido perdida com o passar do tempo.

Continuando sua busca o Dr. Usui encontrou um caminho ao deparar com os Sutras Indianos, escritos há mais de 2500 anos, documentos em sânscritos e que foram encontrados em um antigo manuscrito de um discípulo anônimo de Buda. No entanto, os Sutras apenas indicavam a fórmula para entrar em contato com esta força maior.

Determinado, Mikao Usui retirou-se para o Monte Kurama, onde passou por um período de 21 dias em que jejuou e meditou, como os antigos mestres faziam. Levou com ele 21 pedras que serviram de calendário: a cada dia novo uma pedra era retirada. Meditando, orando e entonando cânticos, Mikao pediu ao Criador o conhecimento.

Na madrugada do 21º dia, Dr. Usui viu um intenso ponto de luz que vinha em sua direção. Neste momento houve uma escolha: a luz trazia o conhecimento mas também poderia ser intensa demais para ser suportada. Mikao Usui escolheu o conhecimento, mesmo com os risco. Ao ser atingido pela luz, Mikao Usui teve acesso imediato a um incrível despertar espiritual. Ele saiu do seu corpo e viu bolhas coloridas contendo cada um dos símbolos sagrados do Reiki. Neste despertar lhe foram revelados, além dos símbolos, os seus usos, com as instruções e o conhecimento específico de cada um. Também neste momento Mikao Usui foi iniciado, dando início à Linhagem Reiki.

Chacra do Plexo Solar ou Terceiro Chacra

Chacra do Plexo Solar

Características do Chacra

Nome em Sânscrito: MANIPURA

(Cidade das Jóias)

Cor: Amarelo

Vórtices: 10

Elemento: Fogo

Som: Ram

Nota Musical: Mi

Correlação Física: Ligado aos Pâncreas

O Chacra do Plexo Solar é um chacra importante, por tratar-se do chacra da auto-expressão. Está muito relacionado ao nosso ego e à nossa personalidade. Ele representa a nossa relação com a vontade e o poder e é reconhecido como o centro destes dois fatores. A falta de equilíbrio é gerada quando estes fatores ganham uma importância exacerbada em detrimento de outros valores, como o amor e a doação, por exemplo. É o chacra regulador das nossas vontades de saber, aprender e comunicar. Desequilíbrios nele podem gerar sentimentos de inferioridade, posse, ambição desmedida, inveja e ansiedade. Já um chacra equilibrado promove uma forte auto confiança que independe do exterior.

 

Fatores Regulados pelo Chacra do Plexo Solar:

 

  • Auto controle
  • Autoridade
  • Auto Aceitação
  • Energia
  • Humor
  • Poder pessoal
  • Transformação

Ler sobre outros Chacras >>> 

 

Imagem do chacra do plexo solar por Mirela Fioresy.

Reiki na Mídia: Revista Veja Set/11

– Artigo Publicado na Revista Veja – Set/2011

Menção ao Reiki na reportagem sobre a recuperação de Reynaldo Gianechini* com enfase na aceitação e uso atual de tratamentos complementares aliados ao tradicionais, na busca pela saúde.

[Dropcaps] Para sua dissertação de mestrado. o biólogo Rícardo Monezi, pesquisador de medicina comportamental na Universidade Federal de São Paulo. testou a influência da imposição de mãos (técnica usada tanto no reiki como em passes espíritas) em ratos com câncer. As sessenta cobaias foram separadas em três grupos.

As do primeiro não receberam nenhum tratamento. As do segundo ficaram cobertas por um par de luvas com a temperatura semelhante à do corpo humano por quinze minutos. E as do terceiro foram submetidas à impostação de mãos. Monezi obser­vou que as células de defesa dos animais do terceiro grupo eram até 50% mais eficientes no combate às células tumorais do que as dos outros ratos. [/Dropcaps]

 

Menção ao departamento de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês, coordenado por um mestre de Reiki:

[Dropcaps]A busca de Gianecchini por amparo espiritual é compreensível, bastante comum e aceita por boa parte dos médicos. No Brasil, 80% dos pacientes oncológicos, em complemento aos tratamentos oferecidos pela medicina tradicional, recorrem a terapias não convencionais – com frequência ligadas a algum tipo de crença espiritual. “Padres, rabinos, médiuns sempre entraram e saíram dos hospitais pela porta dos fundos: , diz o mestre de Reiki Plínio Cutait, coordenador do departamento de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês. “Só recentemente a medicina passou a reconhecer a existência de tais práticas. Há três anos, Cutait lidera uma equipe multidisciplinar que aplica técnicas até pouco tempo atrás nunca vistas no ambiente hospitalar…[/Dropcaps]

Entrevista na mesma reportagem com o americano Brian Berman – fundador do Centro de Medicina Integrativa da Universidade de Maryland.

[Dropcaps]Os tratamentos complementares oferecem tais respostas?
… O stress, por exemplo, é um grande problema nos dias que correm e está, na maioria das vezes, na raiz da depressão e dos distúrbios cardiovasculares. Ainda não se inventou uma pílula contra o stress, mas ferramentas como acupuntura, o reiki ou a meditação conseguem aliviar o sofrimento dos pacientes.[/Dropcaps]

 

* Desejo uma plena recuperação para Reynaldo Gianechini, que ele supere esta fase com fé e amor, que são caminhos para a saúde. Este desejo estende-se para todos em situações semelhantes.

 

Reiki na Mídia: Revista Contigo Set/11

 

– Artigo Publicado na Revista Contigo – Set/2011

Menção ao Reiki na reportagem sobre a passagem de Roberto Carlos em Jerusalém

Logo que chegou à basilica, às 6h20 de sábado (3), ele parou, olhou e, em silêncio, ajoelhou-se na Pedra da Unção – o local representa o ponto onde o corpo de Jesus Cristo foi colocado após descer da cruz e antes de ser sepultado. Concentrado, Roberto rezou baixinho com as mãos juntas, um hábito que mantém como católico e também como reikiano. O cantor pratica reiki (técnica que canaliza as energias por meio da junção das mãos) desde 1998.

Reiki na Mídia: Revista Cláudia Set/11

– Artigo Publicad0 na Revista Cláudia – Set/2011

Reiki

[Dropcaps] Em 2003, a arteterapeuta Glória Chan, 56 anos, do Rio de Janeiro, descobriu que estava com três miomas no útero. Em vez de já iniciar o tratamento alopático, experimentou o reiki.

“As sessões eram diárias. Durante todo o tempo, o acompanhamento ginecológico foi apontando diminuição nos miomas. Depois de seis meses, eles haviam sumido.”
Curada, Glória passou a estudar e hoje aplica a técnica em pacientes esquizofrênicos do hospital psiquiátrico onde trabalha. “Eles respondem melhor ao tratamento clínico”, diz.

O reiki é popular entre os adeptos da medicina complementar. “É uma técnica simples, acessível a todos e utilizável em qualquer hora ou lugar”,explica Maria Lúcia de Melo Sene Salvino de Araújo, terapeuta e representante da Associação Brasileira de Reiki, em São Paulo. Segundo ela, a prática foi sistematizada no Japão por Mikao Usui, professor universitário que viveu de 1865 até 1926 em Kioto. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar milagres. Rei significa energia vital universal ou cósmica e ki é a energia vital presente em cada ser, que deveria ser reabastecida de forma natural. “A vida moderna prejudica nossos processos. Comemos mal, repousamos pouco, ficamos na frequência do medo e de mágoas. Essa anemia energética causa stress, angústia, desânimo e doenças. O Reiki ajuda a combater esse desequilíbrio”, afirma Maria Lúcia. Existem vertentes dessa terapia no cristianismo, no xamanismo e na cabala. [/Dropcaps]

Linhagem Reiki

linhagemreikiComo a maioria dos sistemas orientais, todo Reikiano tem uma linhagem que deve ser honrada e respeitada. Todo Reikiano precisa ser iniciado por um Mestre, e assim, o conhecimento é passado e praticado de mestre para mestre, e todo mestre é considerado um portador da energia da tradição. A Linhagem ou “árvore” do Reiki é a sequência de Mestres que conta a história desta transmissão iniciática de conhecimento. Toda linhagem sempre necessariamente leva a Mikao Usui, o fundador do Reiki.

Por este motivo, ao invés de simplesmente Reiki, também é utilizado o nome “Sistema Usui de Cura pelo Reiki”, uma forma de honrar a memória do Dr. Mikao Usui como o grande mestre e fundador desse sistema terapêutico.

A história do Reiki é repetida nos cursos e seminários pois carregam uma energia e uma mensagem.

É recomendado manter na sala de Reiki seus diplomas e certificados, não apenas para uma simples demonstração de histórico, mas porque o certificado carrega a energia do Mestre, que sempre está conectado de alguma forma ao seu iniciado.

Minha Linhagem no Reiki Tradicional

Mikao Usui, Chujiro Hayashi, Hawayo Takata, Phyllis Lee Furumoto, Carol Farmer, Laeh Smith, Willian L. Rand, Sandra Oliviere, Célia de Paula, Mirela Fiorese Silva

Reiki e as Crenças

reiki_e_as_crenças_ascensaoespiritualReiki é Universal assim como a Energia é Universal. É comum que algumas pessoas acreditem que o Reiki é uma religião, o que não é correto. A terapia Reiki, ou o uso da Energia Universal através do Reiki não constitui uma religião tampouco crença. Trata-se de um método totalmente natural e holístico, que utiliza somente a energia já presente no Universo, e em todos nós. Ela não discrimina nem vai contra as religiões, pois a energia não reconhece grupos e tratará o ser humano como um ser único.

O Reiki também não é vinculado a qualquer religião específica. Todos podem manter as suas crenças e ainda assim ser beneficiados pela terapia reiki. A Energia Reiki é inteligente, e agirá nos pontos e na intensidade necessária para a pessoa naquele momento, de forma a restaurar o equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico.

Muitas pessoas após uma sessão de Reiki relatam uma grande uma paz interior. Esta paz interior é nos dias atuais considerado algo abençoado, e cada um a interpretará do seu jeito e de acordo com a sua crença, pois a energia estará atuando de qualquer forma, e para o bem.

Não é necessário acreditar no Reiki para que este funcione. A essência do Reiki é o Amor, que é Universal, e rompe barreiras de crenças, línguas, espaço e tempo.

 

Chacra Umbilical ou Segundo Chacra

Chacra Umbilical

Características do Chacra

Nome em Sânscrito: SWADHISTANA

(“Morada do Prazer”)

Cor: Laranja

Vórtices: 06

Elemento: Água

Som: Vam

Nota Musical: Ré

Correlação Física: Ligado às Gônadas

O chacra umbilical  localiza-se na região do umbigo, sendo aberto para frente e também possui um vórtice posterior. Sua cor é laranja. É um chacra relacionado com a nossa capacidade de amar a vida. Relaciona-se também com a qualidade do amor ao sexo oposto que a pessoa é capaz de sentir. Se não estiver aberto pode ser responsável por medo de proximidade física, ou pela mente muito centrada na razão, que não permite que a vida seja mais aproveitada. É o chacra da reprodução.

Fatores Regulados pelo Chacra Umbilical:

  • Qualidade de amor ao sexo oposto
  • Gosto pelas coisas belas, pela arte
  • Abertura para Coisas Novas
  • Relações afetivas, amorosas e sexuais
  • Reprodução

Ler sobre outros Chacras >>> 

 

Imagem do chacra umbilical por Mirela Fioresy.

 

 

Hoje… É um dia Especial

“Hoje… É um dia especial para quem doa o seu talento em benefício dos outros, para quem tem no coração apenas o prazer de fazer o bem. Você é uma dessas pessoas que fazem a diferença no mundo, pela bondade, pelo carinho e pela iniciativa de espalhar a felicidade por onde passa. No dia de hoje, viva bons momentos, sinta o amor e receba os “Parabéns” de quem torce pela sua felicidade e pelo seu sucesso. Que Deus abençoe você infinitamente!”

Recebi este lindo cartão em meu aniversário da minha querida amiga e também Mestre de Reiki Cecília.

É uma mensagem muito bonita e acredito que todos podem dedicar também seus talentos pelo prazer de fazer o bem. Fazer o bem é muito mais simples do que imaginamos. Para você que trabalha, fazer o bem pode ser ajudar a tornar o seu ambiente de trabalho um lugar de positividade e companheirismo. Tem uma família? Use os seus talentos para criar mais união, fortaleça os laços de amor. Você cozinha? Faça um jantar especial para os amigos. Você é divertido? Seu ato de generosidade está em cada risada que você cria. Sempre há uma forma.

E se você ainda não descobriu o seu talento, aqui vai uma dica… Sorria!

Se você apenas experimentar, vai descobrir que um simples sorriso ou uma gentileza inesperada são os talentos mais poderosos que existem. E se você quiser ir além, experimente seguir os princípios do Reiki, pode ser um por vez, pois para tudo sempre tem um começo.

Os 05 princípios do Reiki:

Somente por hoje não sentirei raiva.
Somente por hoje não irei me preocupar.
Somente por hoje eu darei graças por todas as minhas bênçãos.
Somente por hoje farei meu trabalho honestamente.
Somente por hoje serei mais gentil com os que me cercam e todos os seres vivos.

E assim repasso a mensagem que recebi, para que encontrem a sua forma de fazer a diferença no mundo.