O Reiki é um método de cura muito antigo, datando de cerca de 2500 anos atrás, e que foi redescoberto no século 19 por Mikao Usui, também respeitosamente conhecido por Sensei Usui. Dr. Mikao Usui nasceu no Japão em 15 de Agosto de 1865, em Tanai, no Japão. Cresceu ouvindo histórias de Buda e quando jovem frequentou uma escola de budismo Tendai, perto do Monte Kurama, uma montanha sagrada ao norte de Quioto.

Dr. Usui tinha um interesse especial nas histórias de Buda e na sua capacidade de ajudar aos outros, feitos atingidos após alcançar a iluminação. Dr. Usui também observou como as histórias de cura e dos milagres de Jesus relatados utilizavam a simples imposição das mãos: “Sanem os que estiverem doentes” – dizia Jesus aos apóstolos.

Determinado a encontrar respostas e conhecimentos, Mikao Usui viajou pelo Japão visitando os templos budistas e formulando perguntas. Conseguiu autorização para ver antigas escrituras e documentos e para ler os livros sagrados aprendeu chinês e sânscrito. Seu objetivo era encontrar uma forma de curar fisicamente, além de espiritualmente, ou seja, uma forma de reproduzir os feitos relatados ao longo da história por pessoas iluminadas, como Buda.

Os documentos encontrados no entanto retratavam muitas formas de encontrar a iluminação espiritual, porém a cura física não constava mais nos registros, tendo sido perdida com o passar do tempo.

Continuando sua busca o Dr. Usui encontrou um caminho ao deparar com os Sutras Indianos, escritos há mais de 2500 anos, documentos em sânscritos e que foram encontrados em um antigo manuscrito de um discípulo anônimo de Buda. No entanto, os Sutras apenas indicavam a fórmula para entrar em contato com esta força maior.

Determinado, Mikao Usui retirou-se para o Monte Kurama, onde passou por um período de 21 dias em que jejuou e meditou, como os antigos mestres faziam. Levou com ele 21 pedras que serviram de calendário: a cada dia novo uma pedra era retirada. Meditando, orando e entonando cânticos, Mikao pediu ao Criador o conhecimento.

Na madrugada do 21º dia, Dr. Usui viu um intenso ponto de luz que vinha em sua direção. Neste momento houve uma escolha: a luz trazia o conhecimento mas também poderia ser intensa demais para ser suportada. Mikao Usui escolheu o conhecimento, mesmo com os risco. Ao ser atingido pela luz, Mikao Usui teve acesso imediato a um incrível despertar espiritual. Ele saiu do seu corpo e viu bolhas coloridas contendo cada um dos símbolos sagrados do Reiki. Neste despertar lhe foram revelados, além dos símbolos, os seus usos, com as instruções e o conhecimento específico de cada um. Também neste momento Mikao Usui foi iniciado, dando início à Linhagem Reiki.

Comentários

comentários